Sábado é o dia escolhido para avançar, semana a semana, rumo a Santiago de Compostela. A Associação dos Amigos do Caminho Português de Santiago (AACPS) abriu inscrições para uma série de caminhadas organizadas ao longo do Caminho Português Central – Porto e Norte, com partida na Sé do Porto e chegada a Santiago de Compostela. A iniciativa decorre durante os meses de Junho e Julho de 2025, repartida por oito sábados consecutivos.
O percurso em território português começa a 7 de Junho com a ligação entre a Sé do Porto e o Mosteiro de Vairão, em Vila do Conde, com 27 quilómetros. Seguem-se as jornadas entre o Mosteiro de Vairão e a Igreja Matriz de Barcelos (14 de Junho, 29 km), entre Barcelos e o Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima (21 de Junho, 33 km), e entre Ponte de Lima e o Albergue de S. Teotónio, em Valença (28 de Junho, 36 km).
Na Galiza, o grupo retoma a caminhada a 5 de Julho, de Valença até ao Albergue Casa da Torre, em Redondela (36 km). A 12 de Julho segue-se o troço até ao Lavadoiro de San Amaro, em Barro (30 km), depois até à Iglesia de Santiago, em Padrón (19 de Julho, 31 km), e finalmente até Santiago de Compostela, no dia 26 de Julho (26 km).
Em cada etapa será disponibilizada uma refeição ligeira, assim como transporte de regresso ao ponto de partida — ou a Valença, no caso das etapas em território galego. As inscrições estão limitadas a 50 participantes por sábado e encerram sempre na segunda-feira anterior a cada caminhada. O formulário está disponível aqui e o lugar só fica garantido após o pagamento da taxa correspondente: 10 euros por etapa em Portugal e 20 euros por etapa na Galiza. Após a inscrição, os interessados deverão aguardar contacto da organização com os dados para pagamento.
Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail acps@caminhoportuguesdesantiago.com, pelo telefone +351 258 900 600 ou através do Facebook em https://www.facebook.com/AACPSantiago.