Caminho da Geira e dos Arrieiros reconhecido pelo governo galego
Em 2026, a Xunta de Galícia vai criar uma nova categoria para reconhecer rotas culturais de interesse regional ligadas ao Caminho de Santiago. O enquadramento destina-se a percursos que não cumprem todos os critérios exigidos para reconhecimento oficial, mas que apresentam relevância histórica, cultural e patrimonial, como o Caminho da Geira e dos Arrieiros.
O anúncio foi feito pelo ministro da Cultura, Língua e Juventude da Galiza, José López Campos, no passado dia 23, após uma reunião com representantes de municípios galegos. A medida resulta das solicitações apresentadas por municípios, associações e outras entidades que, nos últimos anos, desenvolveram um trabalho continuado de documentação e divulgação destas rotas.
Esta nova categoria aplica-se a itinerários que ligam história, tradição e património e que têm um papel relevante na difusão cultural. O objectivo é assegurar que estes percursos passem a ter um enquadramento próprio nas políticas públicas, com impacto no desenvolvimento sustentável e na coesão social, sobretudo em territórios com condicionantes geográficas e sociais.
A criação da nova categoria será formalizada através de um decreto que estabelecerá medidas específicas de protecção, promoção e apoio. Está previsto que estes percursos passem a receber atenção especial das administrações públicas, nomeadamente no planeamento de programas culturais, na atribuição de subsídios e na concepção de iniciativas destinadas a valorizar a sua importância.
O Caminho da Geira e dos Arrieiros tem 239 quilómetros, começa na Sé de Braga, atravessa Amares, Terras de Bouro e Melgaço e entra na Galiza pela Portela do Homem. O traçado segue parte da Geira, uma via romana considerada a mais bem conservada do antigo Império Romano do Ocidente, e atravessa a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés.
Este caminho foi apresentado em 2017, em Ribadavia e em Braga, e reconhecido pela Igreja em 2019. Integram igualmente o grupo inicial de itinerários reconhecidos nesta categoria os caminhos de São Rosendo, Minhoto Ribeiro, Muxía via Brandomil, Mariñán, Muros-Noia, do Mar e do Künig. Entre todos, o Caminho da Geira e dos Arrieiros é o mais procurado, com 757 Compostelas atribuídas em 2025.