Skip to main content
Notícias > 24 Setembro 2024

Caminho de Santiago conta com “um dos índices de segurança mais elevados de toda a Espanha”


Nicanor Sen e o presidente da Federação do Caminho Francês, Miguel Pérez, apresentam o VI Curso de Segurança nas rotas jacobeias

São palavras de Nicanor Sen, delegado do Governo em “Castilla y León”, durante o VI Curso de Segurança nas Rotas Jacobeias, que teve lugar em León. Sen frisou a necessidade de continuar a coordenar ações que garantam a segurança dos peregrinos, realçando que a rota é um ponto de referência mundial, recebendo anualmente visitantes de 170 nacionalidades.

O curso, que contou com a participação de mais de 50 agentes e forças de segurança, teve como foco a proteção dos peregrinos. Sen destacou a importância do Caminho na região de Castilla y León, a área com o maior número de quilómetros do percurso em Espanha, e mencionou o investimento do Governo, através dos Fundos Next Generation, para manter elevados padrões de segurança, dada a sua relevância cultural, económica e turística.

O curso faz parte do projeto “Caminho Século XXI” do Ministério da Indústria, que abrange três áreas principais: informação, digitalização e formação. A formação abordou a coordenação da segurança, que requer especificidades próprias devido à diversidade da rota.

Miguel Pérez, presidente da Federação do Caminho Francês, elogiou o envolvimento das forças de segurança, como a Guarda Civil e a Polícia Nacional, na proteção do Caminho. No entanto, destacou a necessidade de uma abordagem coordenada e de maior sensibilidade em relação aos peregrinos. Durante o curso, foram debatidos problemas práticos como a segurança em cruzamentos perigosos, especialmente em áreas com grande afluência de peregrinos, como Foncebadón, por onde passam cerca de 70.000 pessoas anualmente.

Pérez sublinhou que o curso visa consciencializar os participantes para a importância de tratar os peregrinos com generosidade e garantir a sua segurança ao longo do percurso.

 

FONTE: Leonoticias