O documentário brasileiro “Caminho de Santiago: As transições que transformam”, de Naiara Back e Maycon Trainoti, vai estrear em Braga a 15 de Novembro, domingo, no restaurante Oboé by Lu Marinho. Os dois autores e Renata Manaia são os protagonistas do filme, que tem cerca de meia hora.
Naiara Back é publicitária e Maycon Trainoti foi produtor e co-argumentista da curta-metragem “Somos todos imigrantes”. Os três tinham pouca ligação entre si e estavam em fases diferentes quando partiram, cada um com as suas razões. O Caminho deu-lhes espaço para se desapegarem, reflectirem e fazerem novas escolhas, tanto na sua vida pessoal como profissional.
Em Maio de 2025, o grupo demorou seis dias a percorrer perto de 125 quilómetros do Caminho Central Português, de Valença do Minho a Santiago de Compostela. Os três conversaram sobre a coragem para mudar de rumo, o medo, a confiança e a aceitação, e o filme mostra como essa vivência continuou a marcar as suas decisões depois de chegarem ao destino.
O blogue de viagens “Aqueles que Viajam”, de Naiara Back, organiza a sessão, juntamente com a produtora Outsider Visual. Após a exibição, haverá uma conversa com os protagonistas e o programa inclui ainda um convívio com petiscos e bebidas. A inscrição deve ser feita aqui e a entrada tem um valor de 25€.
