Dia de Santiago em Esposende
Esposende vai assinalar o Dia de Santiago, a 25 de Julho, com uma recepção aos peregrinos do Caminho da Costa e um convívio aberto à população. A iniciativa é promovida pelo Município, em parceria com a Associação Via Veteris, a Junta de Freguesia de Marinhas e a delegação local da Cruz Vermelha Portuguesa.
Durante o dia, um posto de acolhimento instalado junto à Ponte D. Luís Filipe, em Fão, distribuirá produtos e lembranças relacionados com o Caminho de Santiago. Às 20h00, o Albergue de São Miguel de Marinhas acolhe um lanche-convívio e uma queimada, destinados à partilha de experiências entre os peregrinos e a comunidade local.
A iniciativa integra o Plano de Acção para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende 2023-2027. Neste âmbito, a autarquia reforça a hospitalidade local e afirma-se como paragem obrigatória no trajecto até Santiago, com impacto directo no alojamento, restauração e comércio local.
O Município tem promovido acções para reforçar a necessidade dos peregrinos utilizarem exclusivamente os percursos certificados e sinalizados. Com certificação válida até 2028, o Caminho está marcado em Esposende com placas, marcos e setas, num trajecto que tem raízes na Via Veteris, percorrida desde a Idade Média.
A celebração do Dia de Santiago reforça a aposta de Esposende no Caminho da Costa, que o valoriza enquanto recurso turístico e cultural, mantendo o apoio aos milhares de peregrinos que atravessam o concelho. A iniciativa integra a estratégia municipal de consolidação do concelho como etapa relevante desta rota.