Credencial


A Credencial do Peregrino é a sucessora dos documentos entregues aos peregrinos na Idade Média como salvo-conduto.
Para além de permitir o acesso aos albergues, serve como prova do percurso efectuado de forma a poder-se solicitar a “Compostela“, que é o certificado de ter cumprido a peregrinação, na Catedral de Santiago.

A Credencial oficial distribuída pela Catedral de Santiago está impressa em cartolina e consta de 14 páginas dobradas em acordeon.
A primeira página serve de apresentação e deve ser preenchida com os dados do peregrino.
Tem também um espaço próprio para o carimbo da entidade ou associação que a emite, e no fundo da mesma página será colocada a data e o carimbo da Catedral em Santiago de Compostela, uma vez cumprida a peregrinação.
As restantes páginas da Credencial irão sendo carimbadas ao longo do Caminho.
Os carimbos (sellos) obtêm-se normalmente nos locais de dormida, sejam albergues, pensões ou hotéis, mas também em igrejas, postos de turismo, organismos oficiais e outros lugares.
A Credencial deve ser carimbada pelo menos duas vezes por dia, obrigatoriamente nos últimos 100 Km no caso dos peregrinos a pé ou a cavalo, ou 200 Km para os peregrinos em bicicleta.
O reverso mostra uma série de mapas fantasistas dos Caminhos de Santiago na Europa e na Península Ibérica, uma benção do peregrino do sec. XII e algumas considerações que deverão ser lidas e aceites pelo peregrino.

 

Pode obter-se a Credencial do Peregrino
Em Lisboa:
Sé Catedral de Lisboa, todos os dias das 9:30 às 18:30
Basílica dos Mártires, todos os dias das 10:00 às 17:00
No Porto na Sé Catedral, todos os dias das 9:00 às 18:00
Nos albergues de S. Pedro de Rates e Ponte de Lima.
Na Catedral de Tui.

Ir para o topo