Credencial
do Peregrino

A Credencial do Peregrino é a sucessora dos documentos entregues aos peregrinos na Idade Média como salvo-conduto.
Para além de permitir o acesso aos albergues, serve como prova do percurso efectuado, de forma a poder-se solicitar a Compostela na Oficina de Acogida al Peregrino da Catedral de Santiago de Compostela.
A Compostela é o documento que certifica que o peregrino cumpriu a peregrinação ao túmulo do Apóstolo.

Em Portugal estão disponíveis dois modelos oficiais da Credencial do Peregrino: a que é distribuída pela Catedral de Santiago e a que é emitida pela Associação de Peregrinos Via Lusitana, sob autorização da Catedral.

A primeira página da Credencial do Peregrino serve de apresentação e deve obrigatoriamente ser preenchida com os dados do peregrino. Além do carimbo da entidade ou associação que a emite, há no fundo dessa página um espaço destinado a ser carimbado na Oficina de Acogida al Peregrino uma vez cumprida a peregrinação.
Na página seguinte constam as normas de utilização, que devem ser lidas e cumpridas. Há também uma página com uma benção do peregrino do sec. XII.
As restantes páginas destinam-se a serem carimbadas ao longo da peregrinação.
Os carimbos (sellos) obtêm-se normalmente nos locais de dormida, sejam albergues, pensões ou hotéis, mas também em igrejas, postos de turismo, cafés, organismos oficiais, etc. O que não faltam são locais onde carimbar ao longo do percurso.
É obrigatório que nos últimos 100 km a Credencial do Peregrino seja carimbada 2 vezes por dia, independentemente do local de início da peregrinação. No caso de peregrinos em bicicleta, a distância obrigatória são 200 km.
A Credencial emitida pela Catedral de Santiago mostra no reverso uma série de mapas fantasistas dos Caminhos de Santiago na Europa e na Península Ibérica. Esses mapas estão ausentes da Credencial da Associação de Peregrinos Via Lusitana.

Pode-se obter a Credencial do Peregrino
Na Sé Catedral de Lisboa, todos os dias das 9:30 às 18:30
Na Sé Catedral do Porto, todos os dias das 9:00 às 18:00
Em vários albergues ao longo do Caminho.
Na Catedral de Tui.
Também pode ser pedida directamente para a Associação de Peregrinos Via Lusitana ou para a Associação Espaço Jacobeus, que a enviam pelo correio.