O Caminho Português de Santiago de Compostela, através da Associação de Peregrinos Via Lusitana, esteve em destaque no encontro anual da Confraternity of Saint James, um dos movimentos mais influentes ligados ao Caminho de Santiago.

A associação portuguesa foi convidada para falar sobre o Caminho Português na assembleia geral da CSJ, em Londres, entidade que cumpriu 30 anos.

A apresentação foi feita por Helena Bernardo, vice-presidente da Via Lusitana, que, perante uma vasta plateia de membros da associação inglesa, respondeu a muitas perguntas e esclareceu várias dúvidas.

O Caminho Português de Santiago é o segundo mais percorrido pelos peregrinos, a seguir ao Caminho Francês, e tem vindo a registar um significativo aumento do número de peregrinos, a que não é estranho o trabalho de divulgação efectuado pelas associações portuguesas e galegas a ele ligadas.

Este convite resulta do trabalho de divulgação e cooperação com outras associações, e recompensa o esforço que a Via Lusitana vem desenvolvendo há quase 3 anos em prol do Caminho Português de Santiago.

Tem sido para nós, Via Lusitana, um privilégio a colaboração que temos mantido e o apoio que temos recebido da Confraternity of Saint James.

A Confraternity of Saint James é a mais importante associação jacobeia do Reino Unido.
Foi fundada em 1983 tendo actualmente mais de 2.000 membros activos.
Entre muitas outras actividades publica um Boletim e efectua encontros regulares sobre os variados aspectos da peregrinação a Santiago, realiza e divulga diferentes actividades e eventos, quer nas ilhas Britânicas quer no Continente.
Além de editar vários guias sobre os diferentes Caminhos de Santiago em França, Espanha e Portugal, mantém em funcionamento dois albergues de peregrinos em Espanha: desde 1991 em Rabanal del Camino, no Caminho Francês, e desde 2005 Miraz no Caminho do Norte.
É ainda considerada uma das mais relevantes entidades na promoção e investigação da história das peregrinações e do culto de São Tiago no Reino Unido.