Jornadas Europeias do Património – 2010

Itinerário Cultural : O Caminho de Santiago no concelho de Tomar

(caminhada entre a Capela de S. Lourenço, Convento de Cristo e a ponte de Peniche)

As Jornadas Europeias deste ano têm como tema «o Mapa da História».
2010 é Ano Jacobeo, ou Ano Santo para quem faz a peregrinação a Santiago de Compostela. Isto significa que o dia de Santiago, 25 de Julho coincide com um Domingo. Nestes anos os peregrinos aspiram alcançar indulgências especiais do Santo Apóstolo.
O Caminho de Santiago, ao longo da Idade Média foi percorrido por povos oriundos de toda a Cristandade, o que permitiu a circulação e difusão de ideias, usos e costumes. O seu papel na construção de uma cultura europeia é inquestionável. Facto que levou a Unesco a atribuir, pela primeira vez, o valor de Itinerário Cultural Europeu ao Caminho Francês. De todos os caminhos de Santiago, o Caminho Francês foi e é o mais conhecido e utilizado. Este Caminho vindo de França, atravessa os Pirinéus e o Norte da Península Ibérica, até Santiago de Compostela e, para alguns até ao Cabo Finisterra. Tendo em conta a sua orientação E/W, também é designado por Caminho das Estrelas (Via Láctea), a ancestralidade e sacralidade desta denominação remonta à Pré-história.
Em Portugal, à medida que a reconquista cristã avançava para Sul foram-se organizando vários percursos para chegar a Santiago, os caminhos calcorreados eram maioritariamente terrestres, mas também eram apoiados por percursos fluviais e marítimos. O mais utilizado é o designado por Caminho Português que ligava as cidades de Lisboa, Porto e Santiago. Muitos peregrinos vindos do sul e centro da
Península, como os que vinham de Sevilha ou Salamanca optavam pelo caminho Português para mais facilmente chegarem junto do túmulo do Apóstolo.
Tomar, pela sua situação privilegiada – ponto central entre Lisboa e Porto, com garantia de defesa e hospitalidade pelo Castelo dos Templários desde o séc. XII e, posteriormente pela Ordem de Cristo – foi um dos pontos fundamentais do Caminho Português. Um dos principais acessos ao Castelo e Convento de Cristo tem a designação de Calçada de Santiago. Este topónimo, bem como vários relatos escritos no
séc. XVII e XVIII documentam que o Caminho passava por Tomar e pelo Convento de Cristo, monumento hoje classificado como Património da Humanidade.

A APVL – Associação de Peregrinos Via Lusitana, o Convento de Cristo e a Câmara Municipal de Tomar, pretendem assinalar as Jornadas Europeias de Património com a divulgação do Caminho Português a Santiago, no concelho de Tomar. Dar a conhecer um dos seus troços entre a Capela de S. Lourenço, o Convento de Cristo e a ponte gótica de Peniche é o objectivo deste itinerário cultural. Com esta caminhada a população nabantina e seus visitantes, principalmente os mais novos poderão vivenciar parte do traçado que está devidamente assinalado com setas amarelas (que indicam o caminho ao peregrino) do Caminho de Santiago que atravessa o concelho de Tomar.
Venha fazer esta caminhada no dia 25 de Setembro. O ponto de encontro é na Capela de S. Lourenço, à entrada de Tomar, pelas 9h. No final da manhã, junto da ponte de Peniche, haverá piquenique, com os petiscos que cada um quiser partilhar com o grupo. Aconselha-se vestuário confortável, calçado próprio para caminhar, uso de chapéu e de protector solar.

29 de Julho de 2010

organização:


apoio:

Download do pdf